Noticias de Pendências e Região

VOCÊ CONHECE O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE?

VOCÊ CONHECE O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE?. Maior programa público de saúde bucal do mundo, o Brasil Sorridente começou em 2004 e apresenta avanços consideráveis na saúde dos brasileiros. Pois antes do Brasil Sorridente, não possuíamos tinha nenhuma política pública de saúde para o setor. Apenas quem podia pagar por uma consulta tinha acesso a atendimento odontológico no Brasil. A falta de assistência foi atestada pela pesquisa SB Brasil, realizada em 2003 pelo Ministério da Saúde: 20% da população já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% não possuíam acesso regular a uma escova de dentes.

VOCÊ CONHECE O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE?

Mas essa realidade mudou. De um cenário desolador em 2003, o Brasil passou a figurar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em um seleto grupo de países considerados com baixa prevalência de cáries. Saímos do país que não possuía qualquer política publica de saúde bucal para o país que em 2010 estava com 48% das crianças consideradas livres de cáries, esse números comprovam ser essa uma política de prevenção eficiente.

Hoje, são 23 mil equipes de saúde bucal em todo o País e 90% dos municípios tem ao menos uma equipe atuando. Porém, antes do Brasil Sorridente, praticamente não se efetivava a reabilitação em saúde bucal. Entre 2015 e 2017, houve aumento de 5,8% no número de Equipes de Saúde Bucal e de 6,4% no número de Centros de Especialidades Odontológicas.

Entre as principais medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, como a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Por exemplo, nesta sexta-feira(31/5), a Prefeitura Municipal de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de próteses dentárias aos beneficiários do programa Brasil Sorridente. Somente nesta primeira etapa foram entregues 150 próteses para os pacientes, mas a perspectiva é que o programa atenda a uma média de 80 pessoas por mês até o final do ano. Não é uma política assistencialista, mas um programa sério que segue critérios técnicos bem estabelecidos e faz parte uma política pública de saúde bucal voltada para todos os usuários do Sistema Único de Saúde. Há um processo de seleção bastante técnico e eficiente que é fruto de diversas etapas especializadas que vão desde o atendimento básico inicial até o mais especializado dos CEOs, resultando no processo de implantação de próteses.

Portanto, se você precisa ou conhece alguém necessitando deste serviço, por gentileza, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para obter mais informações e ter acesso pleno ao programa.

Veja também

O Preço Pelo Silencio, O Que Irá Fazer Diana Lira?

Prefeito Túlio Lemos falar sobre o carnaval na 95 fm

Cordão Da Fantasia Arrasta Multidão Em Macau

 

você pode gostar também
Loading...