Noticias de Pendências e Região

Transporte de Pacientes Eletivos em Números.

Transporte de Pacientes Eletivos em Números. O Transporte Sanitário Público, ou Transporte Secundário de Pacientes, é o transporte de pessoas portadoras de quadro de saúde agudo ou cronicamente enfermas, avaliadas por profissionais de saúde em domicílio ou na Unidade de Saúde e que não possuem risco imediato de morrer, mas necessitam de encaminhamento a outra unidade de saúde de referência, geralmente, de maior complexidade. Esse serviço inclui o transporte eletivo de portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção em veículo próprio ou transporte coletivo para realizar exames, consultas especializadas programadas, tratamentos de hemodiálise, dentre outros. Os deslocamentos são realizados por veículos de pequeno e médio porte.

Transporte de Pacientes Eletivos em Números
Transporte de Pacientes Eletivos em Números

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, a Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já transportou 3.332 usuários do SUS. Foram 832 pessoas transportadas nas 62 viagens realizadas no mês de janeiro. E 860 usuários do SUS que fizeram uso do serviço nas 64 viagens realizadas em fevereiro. Fora os 743 pacientes transportados na 57 viagens do mês de março e os 890 pessoas que precisaram utilizar o serviço no mês de abril, isso em 69 viagens.

Outro aspecto relevante deste serviço está na capacidade de funcionar como observatório de saúde, ao permitir a ampliação do conhecimento das características da rede de uma cidade como Macau, a identificação de problemas novos e fornecer informações sobre a gestão da saúde no município. Essas informações têm possibilitado discussões e formulação de novas propostas e protocolos integrando nos serviços da rede, além de contribuir para a melhoria da gestão do SUS em Macau. Ou seja, o transporte de pacientes eletivos é um serviço importante tanto para quem precisa utilizar, quanto para quem precisa planejar. Valorize esse trabalho.

Veja também

* Macau Tem Um Prefeito Honesto E Transparente

O Preço Pelo Silencio, O Que Irá Fazer Diana Lira?

Prefeito Túlio Lemos falar sobre o carnaval na 95 fm

você pode gostar também
Loading...