Terça, 17 de Maio de 2022
26°

Poucas nuvens

Pendências - RN

Política Politica

PF cumpre mandados contra Cid e Ciro Gomes por esquema de corrupção

Operação deflagrada nesta quarta-feira combate fraudes e corrupção em obra do estádio Castelão em Fortaleza, no Ceará

15/12/2021 às 12h13
Por: Paulinho porto
Compartilhe:
PF cumpre mandados contra Cid e Ciro Gomes por esquema de corrupção

A Justiça Federal do Ceará autorizou a quebra de sigilos bancários e telefônicos do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT) e outras 12 pessoas físicas ou jurídicas. 

A PF (Polícia Federal) cumpre mandados de busca e apreensão contra os investigados. A casa de Ciro Gomes foi um dos endereços alvo dos 80 policiais que participaram da operação Colosseum.

Segundo a PF, a investigação começou em 2017 e teve foco em “indícios de esquema criminoso” na construção da Arena Castelão, para a Copa do Mundo de 2014. Os investigadores falam em pagamento de R$ 11 milhões em propinas, incluindo pagamentos diretos e doações eleitorais.Os pagamentos de propina teriam ocorrido de 2010 a 2013.

“Os atos sistemáticos de corrupção delatados resultaram em massivos ganhos para a empreiteira [Galvão Engenharia] e, como contrapartida, possivelmente proporcionaram o enriquecimento ilícito dos agentes públicos beneficiários, num esquema que permeou as duas gestões consecutivas do ex-governador Cid Ferreira Gomes no estado do Ceará”, afirma a PF.

Em nota em suas redes sociais, Ciro Gomes rebateu a ação da Justiça. Segundo ele, o caso “chega a ser pitoresco”. Disse também que o Castelão “foi o estádio mais econômico e transparente já feito para a Copa do Mundo”.

O pré-candidato afirma ainda que o Brasil vive em um “Estado Policial” e que a ação da PF foi para intimidá-lo e prejudicar sua possível candidatura à Presidência em 2022.

A polícia investiga os crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bastidores da Política
Bastidores da Política
Sobre Tudo sobre política.
Pendências - RN Atualizado às 23h16 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

Qua 33°C 21°C
Qui 31°C 23°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete