Domingo, 28 de Novembro de 2021
(84) 98102-5622
Cultura OSCARITO

OSCARITO O CHAPLIN BRASILEIRO

Oscar Lorenzo Jacinto de La Inmaculada Concepción Tereza Diaz, é o nome completo do ator e comediante OSCARITO, nascido em 16 de agosto de 1906 em Málaga, na Espanha e morto em 4 de agosto de 1970, aos 63 anos, no Rio de Janeiro, capital. Sua nacionalidade era brasileira, tendo como ocupação a função de ator e foi casado com Margot Louro.

02/11/2021 10h32
Por: Paulinho porto
OSCARITO - Desenho de Alvaro Neto
OSCARITO - Desenho de Alvaro Neto

Mas Oscarito nasceu em uma família circense espanhola, chegando ao Brasil com apenas um ano de idade, porém só se naturalizou brasileiro em 1949.

 

 

Entrou para o circo aos cinco anos de idade, e ali aprendeu a tocar violino, além da função cênica de palhaço, depois trapezista, acrobata e ator.

Oscarito estreou no teatro de revista em 1932, na peça CALMA, GEGÊ, que satirizava o ditador Getúlio Vargas, de quem se tornaria amigo. Já no cinema estreou em NOITES CARIOCAS, de 1935, embora tenha figurado num filme anterior, porém foi nessa arte que ganhou enorme popularidade no país. Fez parceria com Grande Otelo em diversos filmes da chamada CHANCHADA.

Seu nome, no Brasil, era paralelo com os maiores humoristas do cinema em sua época, como Charles Chaplin e Cantinflas.

Foi casado apenas uma vez com Margot Louro, com quem teve dois filhos.

Na manhã de 15 de julho de 1970, sentiu-se mal, devido a um AVC, e foi internado, já em coma, vindo a falecer em 4 de agosto. Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Guanabara, com a presença de mais de duas mil pessoas. Seu enterro levou cerca de 500 pessoas ao Cemitério de São João Batista.

A crítica especializada, até os dias de hoje, costuma comparar suas atuações ao de Charles Chaplin sendo, inclusive, alcunhado como o Charles Chaplin brasileiro.

                                                                                                        Por LOWRY LANDI

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pendências - RN
Atualizado às 01h55 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

27° Sensação
30.1 km/h Vento
75.2% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol e Chuva
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens