Segunda, 18 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Pendências - RN

Saúde Setembro Amarelo

SUICÍDIO: A ÚLTIMA FRONTEIRA.

Quais seriam as causas mais comuns para o suicídio? Vejamos...

25/09/2021 às 00h01
Por: Paulinho porto
Compartilhe:
SUICÍDIO: A ÚLTIMA FRONTEIRA.

 

1)   DOENÇAS MENTAIS = Entre as causas mais comuns de suicídio estão às doenças mentais. Algumas delas são TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, doença bipolar, esquizofrenia e depressão.

2)   TRAUMA = Qualquer tipo de experiência traumática pode levar uma pessoa a se sentir desamparada, culpada e/ou envergonhada. São pessoas que podem ter passado por abuso físico, abuso sexual ou outro trauma que pode causar estresse pós-traumático que, por sua vez, pode levar ao suicídio.

3)   BULLYING = A maioria das pessoas que sofrem BULLYING passou pelo processo dentro da sua comunidade (geralmente muito pobre), ou no dia-a-dia da escola. O bullying pode ter um efeito profundo n maneira de como as pessoas pensam e como se sentem. A maioria das pessoas que sofrem o processo do bullying acaba por se sentir extremamente deprimidas, sem valor algum ou sem esperança de mudar sua situação.

4)   TRANSTORNO DE PERSONALIDADE = Pessoas com um transtorno de personalidade podem ter problemas para manter relacionamentos, manter um emprego estável e/ou lidar simplesmente com a vida. Por exemplo, alguém com transtorno de personalidade podem estar com muito medo de deixar um relacionamento abusivo. Essa DEPENDÊNCIA pode levar a pessoa com esse transtorno a considerar o suicídio como uma fuga de suas circunstâncias.

5)   DESEMPREGO = Estar desempregado pode levar a sentimentos de isolamento e fazer com que sua vida pareça vazia. Com uma economia em baixa no momento que parece eterno, muitas pessoas perdem seus empregos, ao passo que conseguir um novo emprego se torna, muitas vezes, muito complicado. Em muitos casos estar empregado não só faz as pessoas sentirem que não têm nenhum propósito na vida, mas também pode leva à depressão por falta de renda.

6)   ISOLAMENTO SOCIAL ou SOLIDÃO = Socializar e interagir com outras pessoas é uma necessidade humana básica. Se as necessidades sociais não forem satisfeitas, uma essoa pode começar a sentir-se sozinha, o que leva à depressão e, possivelmente, a pensamentos suicidas. A solidão é definida como um sentimento geral de tristeza como resultado de estar sozinho ou se sentir desconectado dos outros.

7)   DOR CRÔNICA = Se você tem dor crônica, isso significa que você teve uma dor diária que persistiu por três a seis meses. Essa dor muitas vezes prejudica sua capacidade de funcionar ao longo do dia e pode afetar a mobilidade, a capacidade de realizar determinadas tarefas e até mesmo a saúde mentalde uma pessoa. Embora os níveis de dor diferem entre os que sofrem de dor crônica, uma coisa que todos eles têm em comum é a incapacidade de escapar do desconforto diário associado à dor.

Acompanhamentos profissionais de psicólogos e psiquiatras são fundamentais nestes casos. É importante que o profissional perceba o grau de entendimento do paciente sobre o conceito de morte. Como exemplo, podemos citar a gravidade, a motivação e o grau de consciência do ato suicida, intensidade e persistência da ideação suicida. Outro fator a ser investigado é o meio que o paciente utilizou para a preparação. Saber o que ele fez para garantir que a morte em si fosse evitada e que um possível resgate fosse efetuado, antes da atual tentativa.

 

Devem-se evitar atitudes de censura ou julgamento, utilizando uma abordagem de acolhimento e de cuidado, pois estas atitudes proporcionam mais expectativa de uma evolução satisfatória. Tanto quanto à busca de um tratamento psiquiátrico posterior, quanto a uma menor incidência de tentativas posteriores de suicídio. 

Por LOWRY LANDI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pendências - RN Atualizado às 06h30 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

Ter 34°C 23°C
Qua 35°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete