Terça, 27 de Julho de 2021 11:53
(84) 98109-0042
Educação Educação

Governadora empossa Conselho Estadual de Alimentação Escolar

Órgão é formado por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da Educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

15/07/2021 14h31 Atualizada há 7 dias
1.276
Por: Paulinho porto
Governadora empossa Conselho Estadual de Alimentação Escolar

A governadora Fátima Bezerra empossou, nesta quinta-feira (15), os sete membros titulares e os seis suplentes do Conselho Estadual de alimentação Escolar (CAE). De cunho deliberativo, o Conselho é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

O principal objetivo do CAE é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os valores complementam o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Durante a cerimônia de posse, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância que o trabalho do Conselho tem ao lidar com uma política pública fundamental como a segurança alimentar. “Sabemos que no Brasil há assimetrias, desigualdades sociais que cresceram, se acentuaram, principalmente neste tempo de pandemia”, afirmou. 

 

“O Programa da Alimentação Escolar é um dos maiores do mundo. Daí a importância do Conselho em ficar bem atento, não somente em fiscalizar, mas sob seu papel pedagógico também”, reforçou a governadora.

 

A gestão empossada permanecerá titular do órgão durante o quinquênio 2021-2025 e é formada por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

 

A secretária de Estado adjunta da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), Márcia Gurgel, atestou que o Rio Grande do Norte assumiu, no último ano, um papel de destaque nacional, pela ação grandiosa que vem sendo a distribuição, pelo Governo Estadual, dos 890 mil kits de alimentação (mais de 6 milhões de toneladas de alimento), para as escolas. “É uma onda de mobilização e de avanços. E isso tem uma repercussão extremamente positiva para as famílias dos estudantes. A alimentação é um direito na escola.” 

 

A subcoordenadora de Assistência ao Educando da Seec, Josélia Maria da Silva, destacou que a atuação do CAE garante os recursos financeiros para as ações do Programa. “Se o Conselho não existir, o repasse da educação alimentar não vem”, disse. Ela também citou que o montante recebido beneficia diretamente 220 mil alunos.

 

Foram empossados os representantes:

 

Do Poder Executivo

·         Francisco Alves Fernandes Filho – Titular

·         Adairton Medeiros Barbosa – Suplente

 

Da Sociedade Civil

·         Ana Aline Morais – Titular

·         Silmara Rodrigues Da Costa – Suplente

·         Maria Cícera Franco De Oliveira – Titular

·         Alex De Pontes Silva – Suplente

 

Dos Trabalhadores em Educação

·         Erlon Valério Silva De Araújo – Titular

·         Vera Lucia Alves Messias – Suplente

·         Edna De Fatima Ferreira – Titular

·         Gustavo Henrique Araújo De França – Suplente

 

Dos Pais de Alunos

·         Rosana Kelly Nogueira De Medeiros – Titular

·         Linorrany Pereira Cabral De Queiroz – Suplente

·         Ana Lucia Flor Silva – Titular

 

Também acompanharam a solenidade: a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a nutricionista, responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte, Whatsana Oliveira; a diretora regional da Alimentação Escolar, Wanda Luzia; a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Seec, Glauciane Pinheiro Andrade; o diretor da Escola Estadual Padre Monte, Carlos Rolum, e a gestora da Escola Estadual Regézico Rêgo, Telvina Araújo.    

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Pendências - RN
Atualizado às 11h48 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

38° Sensação
25.4 km/h Vento
68.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol e Chuva